Por que alguém machucaria a si mesmo? Responder esta pergunta é bastante difícil, mas devemos ter atenção cada vez maior a ela. O “cutting” é a prática de automutilação ou autolesão, que ocorre com maior frequência entre os adolescentes. Hoje, tanto meninas quanto meninos têm adotado esta prática.

Fazer pequenos cortes, superficiais, geralmente em locais fáceis de esconder, como braços, pernas e ombros, é sinal da existência de um problema emocional que precisa ser tratado e que normalmente está associado à presença de algum tipo de tristeza. O corte é sempre a expressão de um outro problema. É a substituição de uma dor emocional – muitas vezes pouco clara até mesmo para o adolescente que a sente – por uma outra dor, física, com a qual à primeira vista é mais fácil de se lidar.

A adolescência é um dos momentos mais delicados na vida do ser humano. É a fase da formação da identidade e da personalidade. É indispensável um olhar cuidadoso para diagnosticar e tratar as questões que possam ter contribuído desencadear a automutilação.

Um profissional de psicologia pode ser de grande ajuda para ajudar a família a compreender e acolher o caso e, principalmente, auxiliar o adolescente a identificar onde estão estas dores e aprender a lidar com elas de forma mais madura e saudável, sem a necessidade de machucar o próprio corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *